quarta-feira, 13 de julho de 2011

CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA NA COMUNIDADE DO MUTIRÃO



O Projeto "Caracterização Ambiental Participativa e sua relação com a saúde na comunidade do Mutirão (Serra Talhada, PE)"  teve início em Março/2011 e tem como objetivo realizar uma análise   e diagnóstico da realidade ambiental do Bairro do Mutirão, a partir de um trabalho realizado com as crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e associar essa condição com a saúde da população local.  Este tem como maior contribuição a inserção destes atores nas atividades de extensão da Unidade Acadêmica de Serra Talhada.


O BAIRRO

O bairro do Mutirão, localizado na cidade de Serra Talhada, encontra-se próximo a estrada que leva à Unidade Acadêmica de Serra Talhada. É considerado uma das comunidades mais carentes da cidade, que apesar de possuir uma obra de urbanização em andamento, já foi paralisada diversas vezes.  Assim os moradores convivem com esgotos a céu aberto, ruas sem calçamento e problemas frequentes no abastecimento hídrico. Outro problema que observado no local a grande quantidade de lixo descartado de forma incorreta que geralmente é depositado na rua ou queimado. Segundo relato dos moradores, o carro que realiza a coleta não passa em todas as ruas e muitos não têm o hábito de separar o lixo para que este seja recolhido. Abaixo podem ser vistas fotos que demonstram a realidade ambiental vivida pela comunidade do Bairro Mutirão.












A VISÃO DAS CRIANÇAS


Durante o período de contato inicial com as crianças e adolescentes do bairro pôde-se perceber que é comum um certo receio ao interagir com pessoas que não são da comunidade. Após conversas e esclarecimentos sobre o trabalho a ser realizado estes se mostram mais receptivos e dispostos a colaborar. Quando questionados sobre como vêem o bairro onde vivem, surgem pontos de vista distintos;  alguns, acreditam que as condições ambientais que estão submetidos  não influencia na qualidade de vida local. Porém, existem olhares mais críticos, que se mostram insatisfeitos com essa realidade, demonstrando uma preocupação com as possíveis consequências à saúde dos moradores. Outro relato frequente é a maneira como são vistos e tratados pelas outras crianças da cidade, muitos relataram que já ouviram muitas críticas relacionando o caráter deles ao fato de morarem em uma comunidade relativamente carente. A seguir, fotos dos primeiros trabalhos realizados com as crianças e adolescentes do grupo PETI.









Um comentário: