segunda-feira, 19 de setembro de 2011

AGRICULTURA DE VAZANTE

                Durante as atividades do projeto "Observatório Ambiental de Serra Talhada: buscando transformações na qualidade de vida de moradores do entorno do Reservatório do Saco" realizadas com a comunidade foram feitas entrevistas com a população.
                 Nos períodos de estiagem, as águas de açudes e barragens tendem a secar deixando o solo úmido. A utilização das margens do Açude Saco I no período de verão foi identificada na prática de plantação de vazante (observada nas fotos abaixo em diferentes meses do ano) que é o aproveitamento da terra úmida e adubada proveniente da baixa no nível do açude para plantação de roças de subsistência, principalmente de feijão .       
                A seguir, a moradora Maria do Socorro Rodrigues Virgulino da Silva, 58 anos, residente na comunidade a mais de 30 relata tal prática:
 “A plantação de vazante a gente faz. A gente planta batata, planta feijão. A gente planta só pra comer, quando dá, a gente vende. Uma vez deu muita batata e a gente vendeu, mas a gente planta mais pra comer porque só dá pra isso mesmo, num da muita coisa, as vezes dava pros vizinhos também ...” 





Nenhum comentário:

Postar um comentário