segunda-feira, 19 de setembro de 2011

USOS MÚLTIPLOS E ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DAS COMUNIDADES DO ENTORNO DOS AÇUDES DE SERRA TALHADA


Os resultados desta pesquisa foram apresentados pelos alunos do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UAST/UFRPE.  Eduardo Menezes Lira e Aristóteles Philippe Nunes Queiroz, orientados pela Profa. Luciana de Matos Andrade Batista-Leite.

          As construções dos açudes no Sertão nordestino são comuns e de extrema importância, para o abastecimento de água. Assim, no início deste ano, entre janeiro e março, foi realizado um diagnóstico dos usos múltiplos da água dos açudes de Serra Talhada, os quais foram classificados em “usos consuntivos” e “usos não consuntivos”. Neste período também foi traçado o perfil socioeconômico das comunidades residentes em seu entorno. Neste caso, foram feitos raporte e aplicação de formulários com os moradores locais. No total, foram amostrados 46 moradores do entorno dos açudes Saco I, Borborema e Cachoeira II. O perfil socioeconômico dos moradores do entorno dos açudes Borborema e Cachoeira II apresenta similaridades, enquanto que os residentes no açude Saco I apresentam características peculiares. 
         O estudo dos usos múltiplos é de suma importância, pois evidencia suas potencialidades e favorece o desenvolvimento local e regional, além de servir de ferramenta para a melhoria das condições de vida da população, especialmente das comunidades do seu entorno. Contudo, se faz necessário um acompanhamento para que as ações de gestão sejam conjunta, eficiente e interativa. O panorama comparado do perfil socioeconômico dos moradores do entorno dos açudes evidenciou que os açudes Cachoeira II e Borborema apresentam similaridades quanto aos aspectos analfabetismo, profissão, infraestrutura domiciliar, freqüência de doenças e saneamento básico, enquanto que o açude Saco I difere em todos esses aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário