sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

FALANDO SOBRE A DENGUE COM CRIANÇAS E JOVENS DO GRUPO PETI NO BAIRRO DO MUTIRÃO (SERRA TALHADA, PE)

 Os resultados desta ação foram apresentados pelas alunas do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UAST/UFRPE, Cássia Poliana Príncipe Nunes e Thays Sharllye Alves Pinheiro, no II Congresso Nacional de Educação Ambiental & IV Encontro Nordestino de Biogeografia, em João Pessoa - PB.

              O Brasil é, dentre os países da América, um dos que vem registrando grandes epidemias de dengue atualmente. O município de Serra Talhada se apresenta como uma das cidades com alto índice de infestação da doença no estado de Pernambuco. Essas atividades tinham como objetivo possibilitar o acesso destes jovens atores às informações sobre a dengue, desde o ciclo de vida do vetor até a transmissão da doença, de modo que as crianças absorvam o conhecimento, despertando o senso crítico a respeito da relação entre a realidade ambiental vivida por eles e a proliferação da doença na comunidade. Inicialmente, uma interação foi feita com objetivo de identificar o conhecimento desses atores sem uma orientação prévia a respeito da doença. Para solidificar as informações observadas durante o questionamento utilizou-se o método de desenhos.
            Após essa etapa, foi realizada uma oficina para esclarecimento do tema, com uma apresentação expositiva de slides abordando informações gerais sobre o mosquito Aedes aegypti, todos os estágios do seu ciclo de vida, os locais propícios para o seu desenvolvimento, os sintomas da doença, o tempo que o vírus permanece no organismo e as formas de prevenção da doença. Com o intuito de aproximar as informações passadas no primeiro momento à realidade dos atores mirins, foi apresentado um teatro educativo. O teatro tinha como personagens duas crianças hipoteticamente com a mesma idade dos atores e o mosquito vetor, conversando sobre a doença. 
.








Nenhum comentário:

Postar um comentário