terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CINE EDUCATIVO: BUCHO SEM BICHO

        As parasitoses intestinais constituem-se em grave problema de saúde pública especialmente nos países em desenvolvimento onde são endêmicas, contribuindo para problemas econômicos e sociais (Silva e Santos, 2001; UNEP, 2006). No Brasil, as enteroparasitoses são freqüentes, especialmente entre as crianças e as principais conseqüências são: diarréia crônica, má-absorção, anemia ferropriva, baixa capacidade de concentração e dificuldades no aprendizado. (KUNZ,2008)
        A prevalência das   enteroparasitoses, cuja transmissão se dá pela via fecal-oral ou penetração  pela pele, é maior nas áreas de baixas condições sócioeconômicas e carentes de saneamento básico, incluindose o tratamento de água, esgoto, recolhimento do lixo e o controle de vetores (Castro et al., 2004; Ferreira et al.,  2004; Basualdo et al. 2007; Teixeira, et al., 2007).
        Para que uma população tenha o mínimo de qualidade de vida, é necessário que saneamento básico não seja apenas uma palavra, mas uma realidade. Como a comunidade do Mutirão localiza-se em uma área em que poucas ruas são calçadas, é comum encontrar esgotos abertos, bem como crianças brincando nas proximidades, muitas vezes até descalços. A equipe do Observatório realizou uma oficina para que eles conhecessem os principais parasitas e doenças parasitárias que ocorrem na região.
    A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica, podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para ampliação da rede de significados construtivos tanto para crianças como para os jovens. Para a realização de uma atividade de conscientização mais eficiente sobre as parasitoses no bairro do Mutirão, foi realizada a exibição de um filme com as crianças do Grupo PETI. A escolha desse recurso foi feita com o intuito de dinamizar a transmissão do conhecimento para o público-alvo.       

Confira como foi o "Cine PETI":










Nenhum comentário:

Postar um comentário