segunda-feira, 9 de abril de 2012

O OBSERVATÓRIO AMBIENTAL DO SEMIÁRIDO APRESENTA...




A UNIDADE DE CONSERVAÇÃO PARQUE ESTADUAL MATA DA PIMENTEIRA (SERRA TALHADA, PERNAMBUCO).


O município de Serra Talhada abriga a Unidade de Conservação Parque Estadual Mata da Pimenteira. Foi criada em 30 de janeiro de 2012 por meio do decreto Nº 37.823 e está inserida numa propriedade do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, denominada  Fazenda  Saco, distando  cerca  de  3  km  da  cidade  de  Serra  Talhada. Possui aproximadamente 887,24 há e corresponde, em sua maior parte, a topos de serras e fragmentos de caatinga arbórea.

Objetivos da Unidade de Conservação

            Contribuir para a preservação e restauração da diversidade ecológica da Caatinga; favorecer condições e promover a educação, interpretação ambiental e a recreação em contato com a natureza; Proteger as espécies raras ameaçadas de extinção ocorrentes na área; incentivar ações que promovam a recuperação das áreas degradadas.






Características Gerais da área
            Essa área apresenta um grande complexo de serras e afloramentos rochosos conferindo um cenário de extrema beleza. Além disso, abriga  grande riqueza de espécies da fauna e flora, inclusive endêmicas e ameaçadas ou vulneráveis à extinção. Todo esse potenial a região favorece o desenvolvimento da pesquisa científica.  Inúmeros estudos estão sendo realizados para melhor descrever as riquezas  dessa área.








SERRA TALHADA TEM O PRIVILÉGIO DE ABRIGAR A PRIMEIRA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO ESTADUAL NA CAATINGA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário