Por que escolhemos o carcará como símbolo?

               É com muito prazer que apresentamos o símbolo do Observatório Ambiental do Semiárido, idealizado e trabalhado pela bióloga Ana Paula de Souza Gomes, em parceria com o também biólogo André Laurênio de Melo, ambos participantes co-fundadores do projeto.
               O Observatório Ambiental do Semiárido tem como símbolo o carcará (Piloborus planchus), que é uma ave de rapina comum na região e bastante conhecido pelo hábito de observar suas presas nas árvores mais altas da Caatinga. É também considerado um importante higienizador do ambiente por se alimentar frequentemente de animais mortos ou doentes, inclusive quando estes são vítimas de atropelamento pelos carros nas rodovias.
               A beleza imponente do Carcará ao mirar a paisagem do semiárido inspirou os participantes deste projeto em escolhê-lo com principal símbolo do Observatório Ambiental do Semiárido.
               Este símbolo acompanhará todas as atividades do Observatório e servirá como uma lembrança da nossa responsabilidade como observadores ativos e vigilantes sobre as ações humanas neste frágil ambiente, mas também da nossa função de admiradores da beleza e da rica diversidade da Caatinga.